quinta-feira, 19 de maio de 2011

Breve comentário sobre Fala e Escrita!


Primeiramente, ambas as línguas são personagens importantes para o nosso convívio dentro da sociedade, e até mesmo dentro de nosso ser. São elas quem introduz a comunicação na nossa vida no dia a dia.
A fala por um lado, é aquela que interage mais entre as pessoas. É aquela que se é depositado todo o sentimento. Aquela que de longe e com poucas palavras podemos perceber de onde a pessoa foi criada, qual a cultura que ela pertence, o que ela faz, se é estudada ou não, dentre muitos outros aspectos pessoais podemos entender apenas pela fala. Até mesmo todos os sentimentos podem ser expressos pela fala, onde somente ao ouvirmos, podemos compreender o que o outro diz e qual o sentimento utilizado. Se é com raiva, ela falará mais grosso, e mais devagar, um pouco alto, não chegando a gritar. Se a pessoa deposita um sentimento de tristeza por exemplo, com certeza ela irá falar num tom baixo, mais mole, fazendo com que a outra pessoa quase não a escuta e tenha uma dificuldade imensa de atenção.
Por outro, a escrita é uma forma de nos expressarmos mais facilmente e alcançarmos qualquer lugar do planeta. Através de textos ou frases, principalmente desenvolvidos e expostos em sites da internet, ou então em redes sociais, eles se aproximaram de qualquer pessoa de uma forma tão rápida, pois o “boca a boca” virtual é muito veloz.
Quando um texto prende a atenção do leitor, onde ele consegue compreender toda a linha de raciocínio do autor, a escrita pode fazer mais “efeito” que a própria fala, ainda mais se o receptor não prestar atenção ou não estiver interessado na conversa.
Existem muitas características e aspectos tanto da fala e da escrita que poderiam ser ditas, ou mesmo talvez daria para se escrever um livro referente a este assunto, mas isso é um breve comentário.

Um comentário:

  1. Acredito que a língua falada tem uma maior rigidez que a escrita, pois, depende de teu cargo, de teu status, do que você realmente é para se expressar. Por exemplo: Um presidente não pode se expressar da forma que desejar, ou ser informal, é preciso ter postura, e pensar muito antes de falar, pois a mídia está em cima dele para qualquer erro. Já na escrita, a pessoa pode se expressar da forma que ele desejar. Um poeta pode se expressar da forma que ele desejar conforme as regras da poesia ou de um poema, e dependendo do caso o escritor pode até criar palavras, dando significado a ela de acordo com o texto escrito. Um escritor, pode se qualificar e se fazer de caipira, de burro, de índio, de executivo, de jogador de futebol, se expressando do jeito que uma pessoa de tal cultura se expressaria. Numa música por exemplo, não é preciso ter concordância, coerência, pontuação específica, palavras escritas corretamente. Apenas é preciso compô-la de forma com que outras pessoas possam entender a mensagem passada.

    ResponderExcluir