domingo, 1 de maio de 2011

Netiqueta!


A internet por diversas vezes é vista como forma de diversão, ou como forma de sucesso, porém não é somente isso que espreita a imensa “net”. Há muitas outras coisas que difundem esse meio de comunicação que cada vez mais está abrangendo o mundo inteiro em todos os povos.
É preciso muito cuidado e bastante certeza que o que está incluindo a ela, não atingirá negativamente qualquer crença ou qualquer pessoa, mas sim que será pleno positivismo nossa contribuição.
A internet, assim como tudo que nos envolve, possui regras a serem cumpridas. E podemos ter certeza que dependendo dos nossos objetivos, haverá conseqüências. Logo, se for plantado algo positivo, teremos por conseqüência algo positivo, e se for praticado algo de mau, a conseqüência será somente o mau.
A Netiqueta está aí para nos endireitar e ensinar o caminho virtual, para que não sejamos inconvenientes.
A interpretação é o “sentimento” que impera nesse mundo, pois tudo que estamos digitando é interpretado pela pessoa do outro lado da tela. As palavras não possuem paixões, ódio, alegria, tristeza dentre outros, depende muito do estado que a pessoa se encontra, é o reflexo do interior dela para com as palavras.
Por exemplo, eu posso escrever a palavra amor em conjunto com outras palavras que compõem uma frase, ou um texto, e a pessoa ao ler, entender de uma forma totalmente diferente do sentido que eu quis expor.
Por essa razão precisamos ter cuidado ao escrever, e não se esquecer de colocar pontos, acentos, e tudo que for possível para a melhor interpretação do que realmente se quer dizer. Por exemplo: “Mas que saco você não faz nada certo por isso a culpa é minha”
Com certeza você interpretou como uma bronca. Imagina se fosse escrita com palavras maiúsculas? Vejamos.
“MAS QUE SACO VOCÊ NÃO FAZ NADA CERTO POR ISSO A CULPA É MINHA”
Dessa forma com certeza qualquer um vê como uma bronca terrível. Mas ao ser feito alguns ajustes chegaremos perto do verdadeiro sentido.
“Mas que saco! Você não faz nada correto. Porém sei que a culpa é minha.”
Podemos ainda para completar, incluir um emoticon levando um sentido melhor ainda, e para que não haja outra interpretação.
“Mas que saco! Você não faz nada correto. Porém sei que a culpa é minha. :)”
Um conselho é agir na internet como se fosse vida real, e como gostaria de ser tratado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário