domingo, 8 de maio de 2011

O Bilinguismo


O bilinguismo surge para uma revolução dentro do parâmetro que envolve as pessoas surdas.
Percebamos que antes a surdez era tratada como deficiência e quase como uma doença contagiosa, pois, não poderiam ter contatos com outros com a mesma diferença humana, e nem poderiam ter outra alternativa de expressar seus pensamentos, por exemplo.
Todavia, mesmo a linguagem de sinais estando crua e sendo proibida, os surdos não deixaram seus ideais e seus objetivos serem abalados, surgindo então o Bilinguismo.
Com a linguagem de sinais sendo totalmente apoiada e infiltrando-a na cultura e educação, teremos um começo de inclusão social, porém ainda muito longe de alcançá-la por completo. Mas, a libertação desta linguagem, já adota uma posição contrária ao que sempre foi imposto.
A educação se torna mais completa, e mais fácil de ser entendida por eles, mesmo eles não aceitando exatamente o português aqui no Brasil, por ser de difícil entendimento.
O país terá outra expectativa quanto a inclusão, e outra visão, além de somente tratar com pessoas ‘perfeitas’. E com isso elevando o nosso prestígio. Isso sem contar com os benefícios a eles próprios. O que antes era difícil vai se tornando mais fácil. O preconceito vai se esvaindo, as diferenças diminuindo, e assim nos tornando mais irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário