quarta-feira, 18 de maio de 2011

Em questão: A linguagem de sinais na educação escolar!

Podemos perceber que as escolas não tem nenhuma adaptação para alunos surdos mudos. Até porque seria um trabalho maior para o governo, e no caso das escolas particulares, seriam mais gastos. Não estão preocupados em contribuir para a inclusão social, e o bem estar dessas pessoas. Infelizmente precisamos conviver com esta realidade.
O trabalho para se fazer parte de uma contribuição para inclusão social dos surdos dentro da escola tem alguns aspectos, e algumas providências a serem tomadas. Citarei algumas delas.

1. Adaptação da grade curricular da escola.
(Incluir a matéria linguagem de sinais para os demais alunos, fazendo com que teríamos uma inclusão do aluno no meio da convivência dos demais.)

2. Adaptação do prédio da escola.
(Tudo ser nomeado, para que um surdo não se perca dentro do prédio)

3. Professores qualificados.
(Professores que dominem a linguagem de sinais, para plena comunicação com os alunos)

4. Interpretes
(Pessoas qualificadas dentro da sala de aula, traduzindo tudo o que for falado dentro da sala de aula para a LIBRAS.)

5. Apoio
(Motivação por parte de alunos, professores e principalmente familiares, sendo que necessário os familiares dominarem a Linguagem de sinais.)

6. Igualdade
(Igualdade para vagas de estágio na escola, trabalhos, igualdade dentro da sala de aula, sendo permitido a inclusão em dinâmicas e trabalhos em grupo.)

7. Participação da família
(Participação dos familiares na escola, sendo totalmente ativo, não se fazendo necessário o preconceito.)

8. Não diferença
(Qualificar os profissionais e alunos, para que faça parte do cotidiano, a mostra de diferenças quanto aos ouvintes e os surdos, qe nocaso poderiam ser, preconceito, entender que a surdez influencia na capacidade de realizar tarefas, menosprezar os surdos, dentre outros.)

9. Materiais
(Mudança nos materiais escolares, para que sejam de fácil acesso aos surdos, e de fácil entendimento.)

10. Comunicação
(Inserir a comunicação geral, como por exemplo, mímicas, e dinâmicas que tendem a aproximar todos os alunos e professores.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário